Faça Você Mesmo: Champô natural caseiro

by Liliana Santos

Ter cabelos saudáveis e brilhantes é algo que todos nós desejamos. No entanto, muitos produtos de cuidados com os cabelos contêm ingredientes químicos que podem danificar o cabelo e o couro cabeludo. Felizmente, fazer seu próprio shampoo caseiro com óleos essenciais é fácil e pode ser uma opção mais saudável e natural para o seu cabelo.

Neste artigo, iremos compartilhar uma receita simples e eficaz de shampoo caseiro com óleos essenciais.

Antes de começar a fazer seu shampoo caseiro, é importante entender que cada cabelo é único. Portanto, você pode precisar ajustar a receita para atender às necessidades do seu cabelo. Alguns cabelos são mais secos do que outros, enquanto outros podem ser mais oleosos. Alguns cabelos podem precisar de mais hidratação, enquanto outros podem precisar de mais limpeza profunda. Sinta-se à vontade para experimentar com diferentes óleos essenciais e ingredientes para descobrir a melhor combinação para o seu cabelo.

Receita de shampoo caseiro com óleos essenciais

Ingredientes:

Instruções:

  1. Em um frasco de shampoo vazio, coloque o sabão de castela líquido e a água. Agite suavemente para misturar bem.
  2. Adicione o óleo essencial de sua escolha. Comece com 10 gotas e experimente o cheiro e pode ir até 50 gotas de óleos essenciais (total) para cada 100ML de champô. Adicione mais algumas gotas, se necessário, até chegar à fragrância desejada. 
  3. Agite novamente e está pronto para usar!

Este shampoo caseiro é suave e pode ser usado em todos os tipos de cabelo. Ele limpa gentilmente, deixando o cabelo com uma sensação suave e hidratada.

O sabão de castela líquido é um ingrediente versátil que limpa o cabelo sem retirar seus óleos naturais.

Pode juntar também óleo de coco fracionado e o óleo de jojoba são excelentes para hidratar o cabelo, enquanto os óleos essenciais adicionam fragrância e benefícios para o cabelo.

Lembre-se de que os óleos essenciais são muito concentrados, por isso use-os com cuidado. Se você tiver alergias ou sensibilidades, consulte seu médico ou aromaterapeuta antes de usar óleos essenciais.

Dicas adicionais:

  • Se você tiver cabelo oleoso, tente adicionar algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ou alecrim à sua mistura de shampoo caseiro.
  • Se você tiver cabelo seco, tente adicionar algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou ylang-ylang à sua mistura de shampoo base

 

Esta e outras receitas estão disponíveis nas nossas redes sociais INSTAGRAM e FACEBOOK. Clique nos links atrás para seguir as nossas redes sociais.