Segredos do Óleo essencial de Esteva

by Liliana Santos

O óleo essencial de esteva, também conhecido como óleo de ciste, é extraído das folhas e flores da planta Cistus ladaniferus em Portugal. 

É um óleo essencial muito versátil e tem muitos benefícios para a saúde e bem-estar. 

Aqui estão alguns dos seus segredos e usos mais comuns:

  1. Cuidados com a pele: o óleo essencial de esteva é rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a manter a pele saudável. Pode ajudar a reduzir a aparência de cicatrizes e manchas escuras, suavizar a pele áspera e irritada e promover uma aparência radiante e jovem.
  2. Alívio da ansiedade e do stress: o óleo essencial de esteva é conhecido por suas propriedades calmantes e pode ajudar a aliviar a ansiedade, o stress e a tensão mental. Ele pode ser adicionado a um difusor de óleo ou aplicado topicamente para obter seus efeitos calmantes.
  3. Alívio da dor: o óleo essencial de esteva é um analgésico natural e pode ajudar a aliviar a dor muscular e articular, dor de cabeça e dor nas costas. Ele pode ser usado topicamente, adicionado a cremes, loções ou óleos vegetais e massajar a área afetada.
  4. Saúde respiratória: o óleo essencial de esteva tem propriedades expectorantes e pode ajudar a aliviar a tosse e congestão nasal. Ele pode ser adicionado a um difusor ou vaporizador ou inalador diretamente do frasco.
  5. Saúde bucal: o óleo de esteva também pode ser usado para manter a saúde bucal e prevenir infecções e doenças das gengivas. Adicione algumas gotas do hidrolato a um copo de água morna e use como um elixir bucal.
  6. Aromaterapia: o óleo essencial de esteva tem um aroma quente, doce e balsâmico que pode ajudar a melhorar o humor, a aumentar a energia e a promover a sensação de bem-estar geral. Ele pode ser adicionado a um difusor de óleo ou inalado diretamente do frasco para obter seus benefícios aromáticos.